sábado, 19 de novembro de 2011

BREVE HISTÓRICO DO GEPEC




O Grêmio Espírita Perseverança e Caridade é o mais antigo centro espírita da Cidade de Salvador em funcionamento – tendo sido fundado no dia 20 de maio de 1915.
João Henrique Martyr juntamente com outros companheiros humildes fundou o nosso Grêmio, naquela época denominado Sociedade Beneficente Grêmio Espírita Perseverança e Caridade, estabelecendo duas finalidades principais:
- auxílio aos espíritos sofredores; e
- ensino primário a crianças carentes.
Além desses dois objetivos instituiu-se também a divulgação doutrinária e a assistência aos necessitados.
A casa e o terreno na Avenida Euclides da Cunha, nº 778, na Graça, onde atualmente localiza-se a sua sede eram de propriedade de uma senhora que, ao falecer, deixou para uma parente que residia em Portugal, e que nunca se interessou pela herança recebida. Após mais de 30 anos de ocupação o Grêmio requereu e foi-lhe deferida a posse pela Justiça, passando a ser legítimo proprietário da casa e do terreno.
Durante muitos anos o GEPEC foi mantido em funcionamento com muitas dificuldades por aquelas pessoas humildes que foram os freqüentadores habituais e que não passavam de duas dezenas.
Em 1923 foi criada a Escola Allan Kardec com objetivo inicial de atender os filhos dos sócios e crianças carentes, mantidas exclusivamente com as contribuições dos seus freqüentadores. Como Escola Pública celebrou o seu primeiro convênio com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura no ano de 1956, renovando o convênio anos depois, em 1992, sendo municipalizada no ano de 1998.
O GEPEC ainda criou e manteve por muitos anos a Escola de Corte e Costura Oswaldo Lima e o Gabinete Dentário.
A sede era tão pequena que abrigava no mesmo espaço físico as referidas escolas e as atividades de reuniões doutrinárias e mediúnicas da Casa.
Na década de 70, o Grêmio passou a ser freqüentado por um número maior de pessoas. Inclusive, nessa época, mais precisamente em setembro de 77, foi incorporado ao GEPEC o Centro Espírita Luz do Oriente então presidido pelo saudoso Sr. José Campos que passou desde então a trabalhar na Casa.
Em virtude do estado precário em que se encontrava a sede começou-se a pensar na construção de um imóvel que melhor atendesse às atividades da Instituição:
- difusão da doutrina espírita;
- auxílio aos espíritos sofredores;
- manutenção da escola de 1º grau;
- Assistência Social a idosos e gestantes carentes.
Com o incentivo constante e participação ativa do sempre lembrado Dr. Salviano Maia Bittencourt, de Waldemir Oliveira, Dilson Santos, além de tantos outros irmãos e irmãs, deu-se início à construção do atual prédio, na gestão do também saudoso Presidente Manoel Olympio Vieira e as primeiras fundações na parte posterior da sede foram realizadas em setembro de 1977.
A inauguração da sede que atualmente abriga o GEPEC ocorreu em 24 de setembro de 1989, na gestão do Dr. Salviano M. Bittencourt, sendo a Diretoria Executiva composta naquela época por Manoel Olympio Vieira (Vice-Presidente), Dilson J. Ferreira Santos (Secretário-Geral), Zita M. Lustosa de Lucena (1ª Secretária), Waldemir Almeida de Oliveira (2º Secretário), Bartolomeu Paes Landim (1º Tesoureiro) e Glicério Marques de Araújo (2º Tesoureiro).

PRESIDENTES DO GEPEC

A partir de 20 de maio de 1915 estiveram à frente da Administração do GEPEC os seguintes Presidentes:
JOÃO HENRIQUE MARTYR
RAIMUNDO FERNANDES DIAS
JOÃO ALVES DOS SANTOS
MANOEL OLYMPIO VIEIRA
FRANCISCO AGUIAR DA SILVA
SALVIANO MAIA BITTENCOURT
RAIMUNDO FERNANDO DIAS
OLVANIR MARQUES DE OLIVEIRA
OSWALDO SOUZA LIMA
PEDRO AUGUSTO PUGAS
CEL. TESCON
FÁBIO PIRES VASCONCELOS
ONIAS ALMEIDA
VIRGÍNIA MARTINS
JOSÉ MARIANO FERREIRA (JUQUINHA)
MARY-ALICE PORTO

José luiz Pucci  e

Antônio Carahy atual presidente

ATUAL DIRETORIA DO GEPEC (GESTÃO 2.011/2.014):

Diretor Presidente - Antônio Carahy
Diretor Vice-Presidente - Maria José Vieira
Diretora Administrativa e Financeira - Ester Marinho
Diretora Adjunto Administ. e Financeira – Paulo Souza
Diretora Secretária – IRAMAR VIANA MARTINEZ DE ALMEIDA
Diretor de Doutrina – Fábio Pires Vasconcelos
Diretora Social – Sílvia

Nenhum comentário: